Manual - Integração WooCommerce, Correios e marketplace

Apresentação

O plugin Art-i WooCommerce Marketplace/Correios proporciona a separação dos custos de frete entre os vendedores dos produtos, diferentemente de como acontece no WooCommerce.

IMPORTANTE! Este plugin não interfere de maneira alguma no valor do cálculo do frete feito pelos Correios. Ele somente separa o carrinho em pacotes de produtos referentes aos seus vendedores.

IMPORTANTE! Pedidos de suporte devem ser feitos de acordo com o e-mail recebido na aquisição do plugin.

Instalação

A instalação é feita de maneira manual com o uso de um arquivo ZIP disponibilizado assim que o pagamento tenha sido efetivado, enviando para o admin do WordPress no caminho Plugins > Adicionar Novo, Enviar plugin.

IMPORTANTE! É necessário que estajam instalados e ativos os plugins WooCommerce, Claudio Sanches - Correios for WooCommerce e um dos marketplaces suportados (WC Vendors/WC Marketplace/Dokan/WC Multivendor Marketplace (WCFM)).

Sugerimos que já se tenha uma instalação ativa e testada do plugin de frete dos Correios. Isso facilitará na apuração de qualquer eventual contratempo.

Configuração do plugin

A página de configuração pode ser acessada no menu WooCommerce > WooCommerce Correios/Marketplace ou na tela de listagem dos plugins abaixo do seu nome.

Localização do link no menu do WooCommerce

As opções disponíveis na página de configuração são as seguintes:

  1. Adaptador de marketplace
  2. Informações dos vendedores na calculadora
  3. Textos do vendedor na calculadora
  4. Desabilitar login corporativo
  5. Agrupar fretes de todos os vendedores
  6. Depurar extensão
Página de configuração do plugin

Adaptador de marketplace

Aqui é onde é possível selecionar um dos adaptadores usados pelo plugin para se comunicar com o módulo de marketplace instalado como Dokan, WC Vendors, WC Marketplace (WCMp) e WC Multivendor Marketplace (WCFM), ou um adaptador personalizado.

Informações dos vendedores na calculadora

Quando acionado, faz com que as informações - configuráveis no seção abaixo - de cada vendedor responsável por cada frete seja mostrado no carrinho.

Textos com infos do vendedor na calculadora

Este texto será mostrado no cabeçalho de cada pacote de vendedor na calculadora.

Dois substituidores estão disponíveis: {vendor_name} (o nome da loja) e {vendor_postcode} (o código postal). Por exemplo, o texto {vendor_name} ({vendor_postcode}) é traduzido para "Nome da Loja (90020-120)". O padrão é o nome da loja.

Desabilitar login corporativo

Permite esconder os campos de login dos Correios para os vendedores.

Agrupar fretes de todos os vendedores

Quando acionado, agrupa todos os pacotes de fretes e soma seus totais como, por exemplo, o Mercado Livre.

Somente métodos configurados globalmente podem ser usados com esta configuração. Se um frete de vendedor for configurado, ele aparecerá agrupado a todos os outros fretes.

Depurar extensão

Habilitando a depuração (debug), algumas das dificuldades mais encontradas pelos usuários do plugin durante a configuração podem ser sanadas verificando os logs.

Para acessar esses logs, use o menu WooCommerce > Status, aba Logs. O arquivo terá o prefixo arti-wcvc.

Configuração do vendedor

A única configuração necessária para o vendedor é o seu CEP, que poderá ser fornecido tanto pelo admin quanto pelo próprio vendedor, dependendo da disponibilidade do módulo de marketplace.

O CEP será adicionado ao endereço da loja, não nas configurações de frete do vendedor.

IMPORTANTE! O campo CEP a ser preenchido é o fornecido pelo plugin de marketplace, não os campos de endereço do WooCommerce.

Código de rastreamento

É possível adicionar o código de trastreamento tanto pelo painel do vendedor (dependente de disponibildade no módulo de marketplace) ou na página do pedido no admin.

Dependendo do módulo de marketplace, o pedido é marcado como enviado pelo vendedor responsável pelo código.

Campos de código no admin
Campos no admin

Resolvendo problemas

Maioria das dificuldades encontradas podem, conforme dito acima, ser sanadas com a simples conferência dos logs do próprio WooCommerce; veja aqui como abrir e ler os logs.

É importante verificar também os logs do WooCommerce Correios.

Se não houver problema aparente nos logs e, mesmo assim, você está vendo avisos como "Não existem métodos de entrega disponíveis", confira na lista abaixo as possíveis causas:

  • Não foi adicionado peso à configuração do produto;
  • O peso foi adicionado incorretamente - deve estar de acordo com o escolhido nas configurações na aba "Produtos" nas configurações do WooCommerce; por exemplo, se configurado para a medida de peso ser em quilogramas, 500 gramas deverá constar no produto como 0.5 kg; mais informações você pode encontrar na documentação do WooCommerce e do plugin do Correios;
  • O CEP não está sendo preenchido no local correto designado pelo plugin de marketplace - cada um tem seu campo específico, que não é o do WooCommerce; veja a documentação referente a cada um dos marketplaces;
  • O produto não está sendo vendido por um usuário vendedor, de acordo com as documentações dos plugins de marketplace;
  • O sistema está usando cache - ao ativar a depuração ("debug") em Configurações > Entrega > Opções de entrega, o cache da calculadora é desabilitado; você deve desativar essa funcionalidade ao terminar os testes;
  • O webservice dos Correios estava fora do ar no momento do teste.

Perguntas frequentes

Funciona com cálculo na página do produto?

Atualmente as calculadoras na página do produto suportadas são Simulador de Frete do Fernando Acosta e Cálculo de Frete na Página do Produto, do Lucas Bustamante.

Existe suporte a etiquetas de envio?

Essa funcionalidade não faz parte do escopo deste plug-in.

Por que não estou recebendo atualizações?

Maioria das atualizações são referentes a soluções de problemas de compatibilidade com novas versões do WordPress, WooCommerce e dos marketplaces.

Se você está tendo problemas, por favor entre em contato pelo e-mail de suporte