Manual - Integração WooCommerce, Melhor Envio e Dokan

Configuração do vendedor

A configuração para os vendedores do Dokan se encontra na aba Configurações > Melhor Envio:

Localização das configuraçoes no menu Dokan

Os campos do vendedor serão usados pela a API do Melhor Envio para preenchimento devido das etiquetas. Para evitar erros, instrua seus vendedores a preencherem corretamente os campos.

Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho:

Campos do vendedor no painel Dokan

Token

Caso o vendedor ainda não tenha uma conta do Melhor Envio, ele deve criar uma aqui.

O campo "Token" deve ser preenchido com o token gerado pelo próprio vendedor em seu painel do Melhor Envio.

Configurações de frete

Selecione as áreas de entrega para as quais você pretende enviar ou deixe em branco para usar todas.

O campo "Serviços" é dedicado aos métodos de entrega que sua loja usará. Caso não apareçam determinados serviços na lista, o administrador deve usar o seguinte snippet para atualizar a lista:

Caso a lista não seja atualizada, você deve verificar com o Melhor Envio a disponibilidade de serviços para sua conta.

É possível configurar custos adicionais a serem adicionados ao cálculo final do frete como taxa fixa e porcentagem sobre a cotação.

O prazo de entrega adicional é o número de dias a serem somados ao prazo retornado pela API do Melhor Envio.

Se você desejar que seus clientes recebam a encomenda diretamente em mãos, selecione a opção "Receber em mãos".

Parar receber uma notificação quando a encomenda for entregue, marque a opção "Aviso de recebimento". Saiba mais sobre AR aqui.

Endereço

Use o botão "Carregar endereço da configuração" para preencher os campos com os dados já adicionados à configuração do vendedor no painel principal da loja.

Os campos de agência são necessários quando o vendedor usar um dos serviços que as necessitem para fazer entregas. Conforme é selecionado um serviço no campo "Serviços", o campo referente a ele é adicionado para que seja selecionada a referida agência.

Quando o campo "Documento" é preenchido por CNPJ, o sistema compreende que o envio será comercial, devendo o vendedor preencher o campo de Nota Fiscal para pedidos enviados por todas as empresas com exceção dos Correios, como consta no item "Confecção de etiquetas abaixo".

No caso de estar usando LATAM e ter configurado o documento como CNPJ, será necessário também preencher o campo CNAE.

Configuração do vendedor pelo administrador

A configuração dos vendedores pode ser feita pelo administrador no painel do usuário WordPress em Usuários > Todos os usuários.

Campos do vendedor no painel do Dokan

Confecção de etiquetas

Após a geração de pedido pelo cliente, estarão disponíveis novas ações na tela de pedidos do vendedor:

Botões de confecção de etiquetas
  1. Adicionar chave da NF (envios comerciais*)/Comprar etiquetas;
  2. Gerar etiquetas;
  3. Pré-visualizar etiquetas; use esta funcionalidade para conferência e edição das etiquetas e é opcional;
  4. Marcar pedido como enviado;
  5. Abrir página de impressão do Melhor Envio.

* Quando o documento fornecido no passo "Configuração do vendedor" é CNPJ, haverá a possibilidade de gerar etiquetas comercialmente ou não. Algumas empresas não permitem envios não-comerciais, portanto o vendedor deverá inserir a chave de NF para que o botão de comprar etiquetas apareça.

IMPORTANTE! Somente etiquetas comerciais são permitidas para a transportadora Azul.

Vídeo

Logística reversa

Após o pedido de reembolso do vendedor ter sido aprovado, a seção abaixo aparecerá na página de edição do pedido:

Botões de logística reversa

Ao clicar no botão "Iniciar Logística Reversa", o painel com a cotação abrirá para a seleção do serviço. Caso o serviço necessite a seleção de uma agência, uma listagem com as agências referentes ao serviço aparecerá.

IMPORTANTE! Em alguns casos, cotações de serviços que não têm agências na cidade do cliente não serão mostradas.

Botões de logística reversa

IMPORTANTE! O link é enviado ao cliente assim que as etiquetas são geradas, só sendo necessário abrir a página de impressão de etiquetas caso o vendedor precise enviar manualmente a etiqueta.

Resolvendo problemas

  • O produto não está sendo vendido por um usuário vendedor, de acordo com as documentações dos plugins de marketplace;
  • O sistema está usando cache - ao ativar a depuração ("debug") em Configurações > Entrega > Opções de entrega, o cache da calculadora é desabilitado; você deve desativar essa funcionalidade ao terminar os testes;
  • O webservice do Melhor Envio estava fora do ar no momento do teste.

Links úteis:

Explicação sobre a Nota Fiscal para envios JadLog e demais companhias privadas.

Documentação da API do Melhor Envio.