Manual - Integração WooCommerce, Melhor Envio e marketplace

Apresentação (versão 1.8.x)

O plugin Art-i WooCommerce Marketplace/Melhor Envio proporciona a separação dos custos de frete entre os vendedores dos produtos, diferentemente de como acontece no WooCommerce.

IMPORTANTE! Pedidos de suporte devem ser feitos de acordo com o e-mail recebido na aquisição do plugin.

IMPORTANTE! Tudo o que é necessário para o funcionamento dos plugins está neste manual.

Instalação

A instalação é feita de maneira manual com o uso de um arquivo ZIP disponibilizado assim que o pagamento tenha sido efetivado.

O arquivo ZIP possui os dois plugins necessários para a integração com o Melhor Envio. Eles devem ser enviados separadamente para o admin do WordPress, no caminho Plugins > Adicionar Novo, Enviar plugin.

IMPORTANTE! É necessário que estajam instalados e ativos os plugins WooCommerce, Brazilian Market on WooCommerce e um dos marketplaces suportados (MultiVendorX (antigo WC Marketplace)/Dokan/WC Multivendor Marketplace (WCFM), Webkul).

IMPORTANTE! Não há necessidade de instalar o plugin oficial do Melhor Envio!!!

Configuração dos plugins

Ambos os paineis de configuração podem ser acessados da página de listagem de plugins.

Configuração API Melhor Envio

Marketplace/Melhor Envio

A página de configuração pode ser acessada no menu WooCommerce > WooCommerce Marketplace/Melhor Envio ou na tela de listagem dos plugins abaixo do seu nome.

Localização do link no menu do WooCommerce

As opções disponíveis na página de configuração são as seguintes:

  1. Adaptador de marketplace
  2. Informações dos vendedores na calculadora
  3. Textos do vendedor na calculadora
  4. Agrupar fretes de todos os vendedores
  5. Depurar extensão
Página de configuração do plugin

Adaptador de marketplace

Aqui é onde é possível selecionar um dos adaptadores usados pelo plugin para se comunicar com o módulo de marketplace instalado como Dokan, MultiVendorX (antigo WC Marketplace), WC Multivendor Marketplace (WCFM) e Webkul, ou um adaptador personalizado.

Informações dos vendedores na calculadora

Quando acionado, faz com que as informações de cada vendedor responsável por cada frete seja mostrado no carrinho.

Textos com infos do vendedor na calculadora

Este texto será mostrado no cabeçalho de cada pacote de vendedor na calculadora.

Dois substituidores estão disponíveis: {vendor_name} (o nome da loja) e {vendor_postcode} (o código postal). Por exemplo, o texto {vendor_name} ({vendor_postcode}) é traduzido para "Nome da Loja (90020-120)". O padrão é o nome da loja.

É possível também criar os próprios substituidores usando o filtro arti_mpme_vendor_info_in_calculator como abaixo:

Deste modo, é possível então adicionar o nome da cidade do vendedor no campo Informações dos vendedores na calculadora.

O resultado será visível então na página do carrinho: Página de configuração do plugin

Agrupar fretes de todos os vendedores

Quando acionado, agrupa todos os pacotes de fretes e soma seus totais como, por exemplo, o Mercado Livre.

Somente métodos configurados globalmente podem ser usados com esta configuração. Se um frete de vendedor for configurado, ele aparecerá agrupado a todos os outros fretes.

IMPORTANTE! Essa opção é muito específica e deve ser mantida desativada caso tenha dúvidas sobre sua necessidade.

Depurar extensão

Habilitando a depuração (debug), algumas das dificuldades mais encontradas pelos usuários do plugin durante a configuração podem ser sanadas verificando os logs.

Para acessar esses logs, use o menu WooCommerce > Status, aba Logs ou use o link na página de configuração. O arquivo terá o prefixo arti-mpme.

Melhor Envio

A integração com a API do Melhor Envio deve ser configurada nas configurações do WooCommerce, na aba "Integração" (1), seção "Art-i Melhor Envio" (2).

Caso ainda não tenha uma conta do Melhor Envio, crie uma aqui.

Configuração API Melhor Envio

No caso de seu e-commerce estar em um ambiente de testes, você deve criar um token (3) no painel do sandbox do Melhor Envio e selecionar a opção "Ambiente de testes" (4).

Depois de finalizados os testes, o token a ser usado na configuração da integração é o do painel oficial do Melhor Envio.

Veja neste link como configurar seu token Melhor Enivo.

Na opção de "Status permitidos" (5), você define em quais status de pedido os vendedores poderão gerar as etiquetas. Uma vez que o pedido passe para um status que não foi predefinido nesta opção, os botões não serão mais exibidos.

Se seu marketplace já tem um outro status definido para os pedidos enviados, use a opção "status de envio" (6) para alterar. O valor padrão é "pedido enviado", que é status criado pelo próprio plugin.

A opção de "Log de Depuração" (7) auxilia nos diagnósticos de problemas que venham a ocorrer decorrentes do plugin.

Uso do token do admin/token global para geração de etiquetas

Caso você queira que a etiqueta seja gerada usando o token do admin, você deve configurar seu marketplace para que o valor do frete vá para o admin e marcar a opção 8. Essa opção também deve ser marcada no caso de a administração querer sincronizar a configuração de uso de token com a configuração do marketplace. Por padrão, é usado o token do vendedor, não necessitando ser selecionada esta opção caso não haja intensão de mudar o recipiente do valor do frete.

O sistema pode usar como alternativa o token da administração caso o vendedor não preencha o campo com seu próprio token em seu painel. Para isso, selecione a opção 90.

IMPORTANTE! O token configurado na aba integração (3) é usado para cotação de fretes e é obrigatório.

Método de envio

O método com nome "Melhor Envio (Art-i)" deve ser adicionado como método de envio nas áreas de entrega de acordo com a necessidade dos vendedores.

Obs.: o campo de "serviços" é obsoleto e deixará de existir nas próximas versões. A configuração dos fretes disponíveis fica a cargo do vendedor.

Configuração do vendedor

O vendedor deverá fornecer seu token do Melhor Envio (exceto quando o token usado for o do administrador), endereço e demais configurações relacionadas a sua loja.

Seguem as documentações específicas para cada marketplace:

Documentação Dokan

Documentação MultiVendorX (antigo WC Marketplace)

Documentação WCFM

Como testar

Adicione dois vendedores, cada um com um CEP de uma região diferente, de preferência de estados diferentes entre si e do estado do CEP de destino.

Crie um produto com as mesmas dimensões e peso para cada um dos vendedores criados anteriormente.

Após a configuração, use prioritariamente a calculadora do carrinho, que é a padrão do WooCommerce, para fazer os testes.

Caso esteja recebendo mensagens como "não existem métodos disponíveis", use estes scripts para ajudar na resolução do problema.

Os plugins de cálculo de frete na página do produto suportados são Product page shipping calculator for WooCommerce, Shipping Simulator for WooCommerce e Simulador de Frete do Fernando Acosta.

Geração de etiquetas no admin

É possível que o próprio adminstrador do site gere as etiquetas para seus vendedores diretamente na lista de pedidos do painel do WooCommerce.

Ações das etiquetas

Esses botões ficarão visíveis na coluna "ações" da tabela, e suas funções são as seguintes (na ordem em que aparecem):

  • Comprar etiquetas¹/Adicionar chave de nota fiscal²;
  • Gerar etiquetas/Erro/Vizualizar etiqueta;
  • Imprimir/Reiniciar etiquetas.

¹ Comprar etiquetas não-comerciais

² Comprar etiquetas comerciais

Caso não esteja sendo exibida a coluna "Ações", vá em "Opções de tela" no topo direito da tela e marque a caixa de seleção "Ações" e, depois, salve com o botão "Aplicar.

Resolvendo problemas

Maioria das dificuldades encontradas podem, conforme dito acima, ser sanadas com a simples conferência dos logs do próprio WooCommerce; veja aqui como abrir e ler os logs.

Todos os logs relevantes começam com "arti-" seguido do nome do log e a data em que ocorreu no formato ANO-MÊS-DIA (como arti-mpme-2021-10-23..., podendo os arquivos com nomes inciados em fatal-errors... também ser interessantes).

Em caso de o processo de geração de etiquetas estar "emperrado", é possível reiniciá-lo no painel administrativo usando o botão conforme abaixo:

Botão de reinciar o processo de geração de etiqueta

Você pode também usar o plugin Query Monitor para verificar erros de chamada da API e erros fatais de PHP.

Se não houver problema aparente nos logs e, mesmo assim, você está vendo avisos como "Não existem métodos de entrega disponíveis", confira na lista abaixo as possíveis causas:

  • Áreas de entrega não estão configuradas de acordo com a documentação do WooCommerce;
  • O produto não está sendo vendido por um usuário vendedor, de acordo com as documentações dos plugins de marketplace;
  • Ative a depuração ("debug") em Configurações > Entrega > Opções de entrega, e o cache da calculadora é desabilitado; você deve desmarcar essa funcionalidade ao terminar os testes;
  • O webservice do Melhor Envio estava fora do ar no momento do teste.

Saiba mais sobre como contornar problemas de configuração do frete neste post do nosso blog.