Manual - Integração WooCommerce, Melhor Envio e marketplace (v1.4)

Apresentação

O plugin Art-i WooCommerce Marketplace/Melhor Envio proporciona a separação dos custos de frete entre os vendedores dos produtos, diferentemente de como acontece no WooCommerce.

IMPORTANTE! Pedidos de suporte devem ser feitos de acordo com o e-mail recebido na aquisição do plugin.

IMPORTANTE! Tudo o que é necessário para o funcionamento dos plug-ins está neste manual.

Instalação

A instalação é feita de maneira manual com o uso de um arquivo ZIP disponibilizado assim que o pagamento tenha sido efetivado.

O arquivo ZIP possui os dois plug-ins necessários para a integração com o Melhor Envio. Eles devem ser enviados separadamente para o admin do WordPress, no caminho Plugins > Adicionar Novo, Enviar plugin.

IMPORTANTE! É necessário que estajam instalados e ativos os plugins WooCommerce, Art-i Melhor Envio e um dos marketplaces suportados (WC Marketplace/Dokan/WC Multivendor Marketplace (WCFM)).

IMPORTANTE! Não há necessidade de instalar o plug-in oficial do Melhor Envio!!!

Configuração dos plugins

Ambos os paineis de configuração podem ser acessados da página de listagem de plugins.

Configuração API Melhor Envio

Melhor Envio

A integração com a API do Melhor Envio deve ser configurada nas configurações do WooCommerce, na aba "Integração" (1), seção "Art-i Melhor Envio" (2).

Configuração API Melhor Envio

No caso de testes, você deve criar um token (3) no painel do sandbox do Melhor Envio e selecionar a opção "Ambiente de testes" (4).

Depois de finalizados os testes, o token a ser usado na configuração da integração é o do painel oficial do Melhor Envio.

Veja neste link como configurar seu token Melhor Enivo.

A opção de "Log de Depuração" (5) auxilia nos diagnósticos de problemas que venham a ocorrer decorrentes do plug-in.

IMPORTANTE! O token configurado na aba integração (3) é usado para cotação de fretes e é obrigatório.

Marketplace/Melhor Envio

A página de configuração pode ser acessada no menu WooCommerce > WooCommerce Marketplace/Melhor Envio ou na tela de listagem dos plugins abaixo do seu nome.

Localização do link no menu do WooCommerce

As opções disponíveis na página de configuração são as seguintes:

  1. Adaptador de marketplace
  2. Informações dos vendedores na calculadora
  3. Textos do vendedor na calculadora
  4. Agrupar fretes de todos os vendedores
  5. Depurar extensão
Página de configuração do plugin

Adaptador de marketplace

Aqui é onde é possível selecionar um dos adaptadores usados pelo plugin para se comunicar com o módulo de marketplace instalado como Dokan, WC Marketplace (WCMp) e WC Multivendor Marketplace (WCFM), ou um adaptador personalizado.

Informações dos vendedores na calculadora

Quando acionado, faz com que as informações de cada vendedor responsável por cada frete seja mostrado no carrinho.

Textos com infos do vendedor na calculadora

Este texto será mostrado no cabeçalho de cada pacote de vendedor na calculadora.

Dois substituidores estão disponíveis: {vendor_name} (o nome da loja) e {vendor_postcode} (o código postal). Por exemplo, o texto {vendor_name} ({vendor_postcode}) é traduzido para "Nome da Loja (90020-120)". O padrão é o nome da loja.

É possível também criar os próprios substituidores usando o filtro arti_mpme_vendor_info_in_calculator como abaixo:

Deste modo, é possível então adicionar o nome da cidade do vendedor no campo Informações dos vendedores na calculadora.

O resultado será visível então na página do carrinho: Página de configuração do plugin

Agrupar fretes de todos os vendedores

Quando acionado, agrupa todos os pacotes de fretes e soma seus totais como, por exemplo, o Mercado Livre.

Somente métodos configurados globalmente podem ser usados com esta configuração. Se um frete de vendedor for configurado, ele aparecerá agrupado a todos os outros fretes.

Depurar extensão

Habilitando a depuração (debug), algumas das dificuldades mais encontradas pelos usuários do plugin durante a configuração podem ser sanadas verificando os logs.

Para acessar esses logs, use o menu WooCommerce > Status, aba Logs ou use o link na página de configuração. O arquivo terá o prefixo arti-mpme.

Método de envio

O Melhor Envio deve ser adicionado como método de envio nas áreas de entrega de acordo com a necessidade dos vendedores.

Obs.: o campo de "serviços" é obsoleto e deixará de existir nas próximas versões. A configuração dos fretes disponíveis fica a cargo do vendedor.

Configuração do vendedor

O vendedor deverá fornecer seu token do Melhor Envio, endereço e demais configurações relacionadas a sua loja.

Seguem as documentações específicas para cada marketplace:

Documentação Dokan

Documentação WC Marketplace

Documentação WCFM

Como testar

Adicione dois vendedores, cada um com um CEP de uma região diferente, de preferência de estados diferentes entre si e do estado CEP de destino.

Crie um produto com as mesmas dimensões e peso para cada um dos vendedores criados anteriormente.

Após a configuração, use prioritariamente a calculadora do carrinho, que é a padrão do WooCommerce, para fazer os testes.

Caso esteja recebendo mensagens como "não existem ", use estes scripts para ajudar na resolução do problema.

Resolvendo problemas

Maioria das dificuldades encontradas podem, conforme dito acima, ser sanadas com a simples conferência dos logs do próprio WooCommerce; veja aqui como abrir e ler os logs.

Todos os logs relevantes começam com "arti-" seguido do nome do log e a data em que ocorreu no formato ANO-MÊS-DIA (como arti-mpme-2021-10-23..., podendo os arquivos com nomes inciados em fatal-errors... também ser interessantes).

Em caso de o processo de geração de etiquetas estar "emperrado", é possível reiniciá-lo usando o botão conforme abaixo:

Botão de reinciar o processo de geração de etiqueta

Você pode também pode usar o plug-in Query Monitor para verificar erros de chamada da API e erros fatais de PHP.

Se não houver problema aparente nos logs e, mesmo assim, você está vendo avisos como "Não existem métodos de entrega disponíveis", confira na lista abaixo as possíveis causas:

  • O produto não está sendo vendido por um usuário vendedor, de acordo com as documentações dos plugins de marketplace;
  • O sistema está usando cache - ao ativar a depuração ("debug") em Configurações > Entrega > Opções de entrega, o cache da calculadora é desabilitado; você deve desativar essa funcionalidade ao terminar os testes;
  • O webservice do Melhor Envio estava fora do ar no momento do teste.