Manual - Integração WooCommerce, Frenet e marketplace

Apresentação

O plugin Art-i WooCommerce Marketplace/Frenet proporciona a separação dos custos de frete entre os vendedores dos produtos, diferentemente de como acontece no WooCommerce.

IMPORTANTE! Pedidos de suporte devem ser feitos de acordo com o e-mail recebido na aquisição do plugin.

IMPORTANTE! Tudo o que é necessário para o funcionamento dos plug-ins está neste manual.

Instalação

A instalação é feita de maneira manual com o uso de um arquivo ZIP disponibilizado assim que o pagamento tenha sido efetivado.

O arquivo ZIP possui o arquivo necessário para a integração com o plug-in oficial da Frenet. Ele deve ser enviados para o admin do WordPress, no caminho Plugins > Adicionar Novo, Enviar plugin.

IMPORTANTE! É necessário que estajam instalados e ativos os plugins Frenet, WooCommerce, Brazilian Market on WooCommerce e um dos marketplaces suportados (MultivendorX, Dokan ou WC Multivendor Marketplace (WCFM)).

Configuração

A página de configuração pode ser acessada no menu WooCommerce > WooCommerce Marketplace/Frenet ou na tela de listagem dos plugins abaixo do seu nome.

Localização do link no menu do WooCommerce

As opções disponíveis na página de configuração são as seguintes:

  1. Adaptador de marketplace
  2. Informações dos vendedores na calculadora
  3. Textos do vendedor na calculadora
  4. Depurar extensão
Página de configuração do plugin

Adaptador de marketplace

Aqui é onde é possível selecionar um dos adaptadores usados pelo plugin para se comunicar com o módulo de marketplace instalado como Dokan, MultivendorX (WCMp) e WC Multivendor Marketplace (WCFM), ou um adaptador personalizado.

Informações dos vendedores na calculadora

Quando acionado, faz com que as informações de cada vendedor responsável por cada frete seja mostrado no carrinho.

Textos com infos do vendedor na calculadora

Este texto será mostrado no cabeçalho de cada pacote de vendedor na calculadora.

Dois substituidores estão disponíveis: {vendor_name} (o nome da loja) e {vendor_postcode} (o código postal). Por exemplo, o texto {vendor_name} ({vendor_postcode}) é traduzido para "Nome da Loja (90020-120)". O padrão é o nome da loja.

É possível também criar os próprios substituidores usando o filtro arti_mpfr_vendor_info_in_calculator como abaixo:

Deste modo, é possível então adicionar o nome da cidade do vendedor no campo Informações dos vendedores na calculadora.

O resultado será visível então na página do carrinho: Informações do vendedor no carrinho

Depurar extensão

Habilitando a depuração (debug), algumas das dificuldades mais encontradas pelos usuários do plugin durante a configuração podem ser sanadas verificando os logs.

Para acessar esses logs, use o menu WooCommerce > Status, aba Logs ou use o link na página de configuração. O arquivo terá o prefixo arti-mpfr.

Método de envio

Entrar na configuração de entrega (WooCommerce > Configurações, aba Entrega) e adicionar o método da Frenet nas áreas de sua preferência. Com exceção de "Estimativa de entrega" e “Simulador de frete”, não é necessário configurar nada nesses métodos pois as configurações dos vendedores serão usadas no lugar delas.

Configuração do vendedor

O vendedor deverá fornecer seu token do Frenet, endereço e demais configurações relacionadas a sua loja.

Seguem as documentações específicas para cada marketplace:

Documentação Dokan

Documentação MultivendorX

Documentação WCFM

Como testar

Adicione dois vendedores, cada um com um CEP de uma região diferente, de preferência de estados diferentes entre si e do estado CEP de destino.

Crie um produto com as mesmas dimensões e peso para cada um dos vendedores criados anteriormente.

Após a configuração, use prioritariamente a calculadora do carrinho, que é a padrão do WooCommerce, para fazer os testes.

Caso esteja recebendo mensagens como "não existem métodos disponíveis", veja este post para ajudar na resolução do problema.

Os plugins de cálculo de frete na página do produto suportados são Product page shipping calculator for WooCommerce, Shipping Simulator for WooCommerce e Simulador de Frete do Fernando Acosta.

Resolvendo problemas

Maioria das dificuldades encontradas podem, conforme dito acima, ser sanadas com a simples conferência dos logs do próprio WooCommerce; veja aqui como abrir e ler os logs.

Todos os logs relevantes começam com "arti-" seguido do nome do log e a data em que ocorreu no formato ANO-MÊS-DIA (como arti-mpfr-2021-10-23..., podendo os arquivos com nomes inciados em fatal-errors... também ser interessantes).

Você pode também usar o plug-in Query Monitor para verificar erros de chamada da API e erros fatais de PHP.

Se não houver problema aparente nos logs e, mesmo assim, você está vendo avisos como "Não existem métodos de entrega disponíveis", confira na lista abaixo as possíveis causas:

  • Áreas de entrega não estão configuradas de acordo com a documentação do WooCommerce;
  • O produto não está sendo vendido por um usuário vendedor, de acordo com as documentações dos plugins de marketplace;
  • Ative a depuração ("debug") em Configurações > Entrega > Opções de entrega, e o cache da calculadora é desabilitado; você deve desmarcar essa funcionalidade ao terminar os testes;
  • O webservice do Frenet estava fora do ar no momento do teste.

Saiba mais sobre como contornar problemas de configuração do frete neste post do nosso blog.

Perguntas frequentes

Funciona com cálculo na página do produto?

Os plugins de cálculo de frete na página do produto suportados são Product page shipping calculator for WooCommerce, Shipping Simulator for WooCommerce e Simulador de Frete do Fernando Acosta.

O cálculo de frete oferecido pelo plug-in da Frenet não calculará fretes do vendedor como frete grátis e taxa fixa.

Posso gerar etiquetas de envio?

Essa funcionalidade não está presente na API da Frenet e, portanto, no seu plug-in.

A integração com o WooCommerce na geração de etiquetas é feita por Rest API do WooCommerce, necessitanto que os pedidos sejam importados pela Frenet e a geração feita no seu painel. O plug-in Rest API/Marketplace resolve esse problema, além de permitir integrações com ERPs e qualquer plataforma que use a API Rest do WooCommerce para importar pedidos e exportar produtos, por exemplo.

Por que não estou recebendo atualizações?

Maioria das atualizações são referentes a soluções de problemas de compatibilidade com novas versões do WordPress, WooCommerce e dos marketplaces.

Se você está tendo problemas, por favor entre em contato pelo e-mail de suporte

É possível usar uma conta global para que os vendedores não precisem ter conta na Frenet?

Sim, é possível, porém funcionalidades de configuração de transportadoras e contratos não ficarão disponíveis para os vendedores.